Hipoglicemia reativa ao açúcar ou hipoglicemia funcional





José de Felippe Junior

A hipoglicemia reativa ou funcional está atingindo proporções epidêmicas nos EUA e no Brasil, justamente onde se exagera no consumo de carboidratos refinados como o açúcar refinado, a farinha branca e os alimentos processados. Em recente estudo envolvendo 134.000 pessoas da população norte americana,cerca de 50% apresentaram respostas espontâneas de alguma manifestação hipoglicêmica.
As manifestações clínicas da hipoglicemia funcional ou reativa se manifestam em crise , particularmente em períodos prolongados de jejum (final da tarde , de madrugada, ao acordar pela manhã) ou são desencadeadas pela ingestão de carboidratos refinados (doces, chocolate, açúcar branco, refrigerantes).
Manifestações gerais:
vontade exagerada de comer doces
tontura, zonzeira, vertigem suores noturnos fraqueza falta de energia acordar com dor de cabeça de madrugada sensação de calor no corpo
Humor
ansiedade / apreensão irritabilidade inquietação / impaciência labilidade emocional , sem motivo aparente
Sistema Nervoso Central
confusão mental sonolência / atordoamento sono irresistível que vem de repente e fora de hora diminuição da memória em crise diminuição da concentração em crise desmaio síndrome do pânico
crise de labirintite
Neuro - muscular
caimbra noturna nas pernas e pés dores nas pernas formigamento / adormecimento : mãos ou pés dor lombar dores musculares
Dor de cabeça
dor de cabeça pela manhã ao levantar dor de cabeça em crise, no final tarde ou quando com fome ou de madrugada
Trata-se de um problema pouco diagnosticado pelos médicos em geral. As pessoas passam pela adolescência, por exemplo, com dores de cabeça diagnosticadas como " enxaqueca" , tomando vários tipos de analgésicos até o dia em que se descobre o verdadeiro motivo: hipoglicemia funcional. O diagnostico é confirmado com curva glicêmica prolongada até 5 horas. Não adiantam as curvas até somente a terceira hora. O diagnostico é feito quando ocorre uma queda igual ou superior a 20 mg% em relação ao valor inicial de jejum. Lembrar que em 20% dos pacientes que realmente apresentam hipoglicemia a curva glicêmica se comporta como normal , atestando mais uma vez que a clínica é sempre soberana.
O tecido cerebral depende primariamente de glicose para produzir energia e sabe-se, há muito tempo, da consistente associação entre os sintomas de crise de pânico e os de hipoglicemia reativa.
Podemos encontrar no quadro clínico da hipoglicemia : depressão, ansiedade, insônia, irritabilidade, fobias, pânico, falta de concentração e confusão mental. Acompanhando estes sintomas estão: fadiga, sudorese, taquicardia, indigestão crônica e diminuição do apetite. Muito importantes são a dor de cabeça, a tontura, a sensação de desmaio, as dores musculares e as dores lombares. A maioria destes sintomas aparecem nos períodos de jejum prolongado.
Alguns autores chegam a firmar que um terço das pessoas que procuram seu médico sofrem de hipoglicemia não diagnosticada.
Roberts, em 1971, analisando 421 pacientes com diagnostico neuroloógico de enxaqueca severa e outros tipos de cefaléia de origem vascular refratários à terapia habitual constatou que:
226 pacientes (54%) apresentavam hipoglicemia no teste de tolerância a glicose (TTG) de 5 horas de duração.
155 pacientes (37%) apresentavam sinais e sintomas de hipoglicemia reativa, porém com TTG normal. Os sintomas clínicos eram típicos de crise hipoglicemica, 2 a 5 horas após a alimentação e apresentavam pronto alívio com a ingestão de açúcar.
40 pacientes (9%) não apresentavam hipoglicemia.
Este trabalho nos mostra que 91% desse grupo de pacientes com cefaléia apresentavam hipoglicemia reativa.
Os pacientes com hipoglicemia estudados por Roberts apresentaram os seguintes sinais ou sintomas:
90% - Narcolepsia: sono irresistível ou sono inapropriado 56% - edema recorrente 50% - caimbras espontâneas e dores nas pernas 46% - obesidade 32% - neuropatia periférica: formigamento dos dedos das mãos e dos pés 30% - ansiedade, depressão ou ambos pouco responsivos a medicamentos ou à psiquiatria 15% - angina pectoris e arritmias 12% - úlcera péptica 7% - alcoolismo
É interessante notar neste estudo a necessidade de prolongar-se o teste de tolerância à glicose até à 5ª hora e que este teste pode ser normal mesmo na presença de sintomas típicos de hipoglicemia, isto é, ele pode dar falsos negativos. Neste estudo os falsos negativos foram de 155 em 381 pacientes ou 41% dos casos.
Os pacientes que nos procuram com essa disfunção, geralmente mulheres, não sabem por onde começar a contar suas queixas. Dizem possuir todas as doenças e que já procuraram vários médicos, sem nenhum resultado. Uma anamnese dirigida e um alto grau de suspeição em muito nos será útil. No Brasil, nas classes média e alta, também é elevada a incidência de hipoglicemia reativa. Muitas vezes as pessoas contam espontaneamente que não podem viver sem o açúcar e que possuem verdadeira compulsão para doces e alimentos açucarados. É muito freqüente encontrarmos dores de cabeça de madrugada ou ao acordar pela manhã; sudorese inexplicada; palpitação e tremores de madrugada ou no cair da tarde, isto é, longe da última refeição. A queda do rendimento intelectual e o sono fora de propósito no horário vespertino, tonturas inexplicadas, sensação de desmaio ou de “apagamento” da consciência também são achados comuns. O paciente refere que está com a pilha fraca ou está trabalhando com a energia em meia fase. Não é raro encontramos diabéticos na família.
Devemos estar atentos e alertas para não deixar passar despercebido este diagnóstico, que apesar de muito freqüente nas consultas de medicina interna, nós médicos não estamos lhe dando o merecido valor. No tratamento, além das clássicas 6 refeições ao dia, ricas em proteína e pobres em carboidratos refinados, é útil acrescentar o dinicotinado glicinato de cromo 200 microgramas 3 vezes ao dia no 1º mês, e após, 2 vezes ao dia por mais 2 meses. Alguns preferem o cromo na forma de picolinato. É provável que existam vantagens concretas no uso do cromo picolinato. Não devemos nos esquecer dos suplementos com magnésio, zinco, manganês e vanádio.
Muitas vezes fica difícil para o paciente entender o que está acontecendo. O carboidrato refinado quando ingerido passa rapidamente para o duodeno e estimula a produção de insulina pelo pâncreas. No paciente com hipoglicemia funcional esta produção de insulina é exagerada e assim duas a cinco horas depois provoca a hipoglicemia. A não ingestão de refinados não estimula exageradamente o pâncreas e controla o problema. A ingestão de alimentos cada 3 a 4 horas também impede a queda da glicemia no sangue. Desta maneira para previnirmos a queda da glicemia evitamos o açucar branco. Entretanto , se acontecer os sinais e sintomas de hipoglicemia , deve-se ingerir o açúcar branco ou mel para elevar a glicose no sangue e sair da crise hipoglicêmica.
Dieta para o controle da hipoglicemia
DIETA LIVRE DE AÇUCAR REFINADO, FARINHA BRANCA E OUTROS VENENOS
Você pode comer todos os tipos de carne, verduras , legumes e frutas, arroz branco ,porém dê preferência ao arroz integral, pão de trigo integral ou de qualquer tipo de grão integral (sem refinar), pizza com recheios salgados de qualquer tipo (muzzarella,aliche,portuguesa etc), macarrão com carne, leite, queijo branco, muzzarella comum ou de búfala, castanha do Pará, pistache, amêndoa, avelã, nozes, pecans e similares.
LIVRE DE : Alimentos manufaturados com farinha branca ( use a farinha de trigo integral e o pão de trigo integral )
pão branco bolo biscoitos tortas
LIVRE DE :Alimentos onde foi adicionado o açúcar ( abolir mesmo )
refrigerantes
doughnuts
chocolate
sopas em lata
geléias
sucrilhos
doces
xaropes
sorvete
bolos
tortas
balas
glacê
coberturas

LIVRE DE : Açúcar branco : sacarose, glicose, frutose, lactose, açúcar demeraro
LIVRE DE : Batatas fritas comercializadas, salgadinhos, amendoim, confeitos de amendoim, confeitos em geral, chips, crisps, coco em confeitos ou ralado
LIVRE DE : Conservas, enlatados, embutidos, defumados, pikles
LIVRE DE: Cremes para tempero de salada, maionese, cremes gordurosos, cream cheese, catchup.
LIVRE DE : Álcool
Não use adoçante : tipo aspartame , tais como “finn” ou “zerocal” ou qualquer marca onde esteja escrito “nutrasweet” ou “aspartame”. Procure sentir o verdadeiro paladar dos alimentos. Se necessário use como adoçante: Splenda ou Stevia pura ou ciclamato ou sacarina. Faça rodízio dos adoçantes cada 3 meses
Lembre-se : Coca Cola diet contém aspartame e Guaraná diet contém sacarina
Sugestões para usar nos intervalos das refeições (se não houver alergia alimentar): queijo branco, ricota, muzzarela de búfala, polenghinho, iorgute natural, azeitonas, amêndoas, nozes, castanha do Pará, avelã, pistache.
Retire da dispensa os alimentos mais tentadores como: bombons, doces, balas, chocolate, biscoito, sorvete, etc...
FAÇA 6 PEQUENAS REFEIÇÕES AO DIA
Desjejum 10h almoço 15h jantar ao deitar

4 comentários:

Regiane disse...

Oi amiga!!!!Eu tamb�m tenho hipoglicemia funcional e claro que � de tanto comer errado.Estarei orando por voces e a cirugia ser� um sucesso.Minha irm� tamb�m est� com um problema no estomago mas os m�dicos n�o conseguem chegar a um consenso para o diagn�stico.Pois ela j� fez v�rios exames e tem um mes que ela vomita e arrota sem parar,os m�dicos dizem que � refluxo gastroesof�gico mas que os sintomas est�o exaberbados e n�o devem ser s� do refluxo.Quanto a gra�a do Senhor esta tem estado comigo diariamente.Estou orando e buscando uma dire�o para encontrar uma igreja que agrade tanto a mim quanto ao Carlos.Os devocionais que voce postou falaram demais ao meu cora�o.Tudo vai dar certo.Se cuida estarei orando por voce e por sua fam�lia n�o deixe de dar not�cias.Beijos.

Regiane disse...

Oi vou tirar as fotos sim.depois eu peço pra vc me ajudar a colocar.O Kauan já operou?Me dê notícias.Já atualizei peso e o imc no blog.fica com Deus.Beijos.

maria do socorro disse...

OI...SU PERFIL É IGUAL AO MEU: EU TAMBEM AMO E JESUS E SOU ENCANTADA COM O SEU AMOR. VIVO DISSO E PARA ISSO. ACHO QUE TENHO HIPOGLICEMIA, MAS ATÉ HOJE NAO CONSEGUI CONVENCER MINHA MEDICA. OS EXAMES DAO NORMAIS. PRECISO COMEÇAR ESSA DIETA E ESSE MEDICAMENTO. PRECISO MESMO SENAO MINHA VIDA PÁRA E EU NAO POSSO PARAR POIS TENHO MINISTÉRIO COM MULHERES NA MINHA IGREJA. ONDE COMPRO? QUAL O NOME COMERCIAL DO CROMO ANUNCIADO NA REPORTAGEM? MINHA IRMÃ, ME AJUDA, PRECISO DE ORIENTAÇAO. DEUS LHE ABENÇOE. SOCORRO TORRES

Suzerley disse...

Olá Maria do Socorro, Graça e Paz! Olha eu não sou a autora deste texto, eu o encontrei na NET quando cuidava diariamente do meu bloquinho, desculpa mas não tenho a informação correta que você precisa, só posso te dizer pra buscar a opinião de outro médico, sobre sua desconfiança na saúde. Vou orar á Deus para que te prepare um bom médico e abra o entendimento dos que irão receber seus exames, com Carinho Suzerley.