Todos os Devocionais...












Devocional 1: Conhecendo Deus e fazendo a sua vontade

A vontade de Deus e a sua vida
“Eu sou a videira, vocês são os ramo. Se alguém permanecer em mim e eu nele, es­se dará muito fruto, pois sem mim vocês não podem fazer coisa alguma.” João 15.5
Há alguns anos tive que tomar uma decisão na minha vida diante de um convite que eu tinha recebido, se eu dissesse um sim isso iria exigir de mim mudanças signi­ficativas em toda a minha vida.
Lembro-me até hoje da aflição que a minha alma foi tomada, pois realmente não sabia o que fazer, o que decidir, o que aconteceria comi­go, como seriam as coisas, como descobrir a vontade de Deus naquela situação.
A minha vontade humana era dizer logo um não, mas como serva de Deus me via obri­gada a orar e perguntar a Deus o que ele queria que eu fizesse. Foram mais de seis meses para tomar a decisão com momentos cheios de dúvidas, noites sem dormir e um medo enorme de fazer a escolha errada.
Graças a Deus, tive um tempo de férias e busquei a Deus com todo o meu coração, falei com Deus, pedi que Ele me ajudas­se e depois de um tempo longo na presença de Deus, fui levada pelo Espírito Santo de Deus a aceitar o convite que me foi feito, meu coração ficou cheio da paz de Cris­to, com certeza de que esta era a vontade de Deus.
Descobrir a vontade de Deus há alguns anos foi difícil, pois eu tinha o hábito de deixar Deus longe da minha vida, era uma crente em Jesus, mas não desfrutava de um relacionamento pessoal de amor com Deus. Não queria ir para o inferno, desen­volvia um monte de práticas espirituais como forma de agradar a Deus, pensando que seguir um sistema seria o suficiente para minha vida, lia a bíblia, orava, dava o meu dízimo, trabalhava nos ministérios na igreja e achava que eu era um exemplo de cristã. Pela graça de Deus aquele convite me fez ter que encarar a verdade sobre a minha vida e proporcionou mudanças significativas na minha vida.
Ter um relacionamento de amor com Deus me levou a necessidade que eu tinha de conhecê-lo e conseqüentemente a revelação da sua vontade para minha vida.
A vontade de Deus é que eu conheça o único Deus verdadeiro. Conhecer a Deus e fazer a sua vontade é um ato de fé, que implica em negar a mim mesma e ter uma vida centrada em Deus!
Isso me faz pensar que:
· A cada dia eu preciso lembrar que o caminho que eu devo seguir é Jesus, que Ele é o próprio mapa para vida neste mundo e que será uma caminhada de fé, não por aquilo que vejo e consigo controlar, mas pelo que Ele revelar.
· Preciso olhar para Jesus e lembrar que Ele é o meu exemplo, ao fazer isso a cada dia eu recebo o amor de Deus, sei que eu sou a filha amada Dele e que Ele mesmo irá me revelar onde está atuando.
· Neste relacionamento de amor e conhecimento de Deus, aprendo diariamen­te a ser serva, ser submissa e obediente ao que Ele requer de mim. Para isso preciso ser moldável, preciso me colocar a disposição para que as mu­danças que Deus queira operar em mim aconteçam.
Tenho experimentado Deus em minha vida, todos os dias, lembro quem eu sou em Jesus, lembro que sou a filha amada de Deus e que dependo totalmente Dele, que sem Ele eu nada posso fazer.
Eu convido você a entrar nessa caminhada de conhecer Deus e fazer sua vonta­de. Venha! Você viverá os melhores dias da sua vida.


Devocional 2: Conhecendo Deus e fazendo a sua vontade

Deus busca um relacionamento de amor com você
“Respondeu Jesus: ‘Ame ao Senhor, o seu Deus de todo o seu coração, de toda a sua alma e de todo o seu entendimento. Este é o primeiro e maior mandamento.” Mateus 22. 37 e 38
O que você pensa sobre relacionamentos? Você acredita que ter bons relacionamen­tos é algo importante em sua vida? Um bom relacionamento surge rápido?
Li algo da autora Íris Murdoch que diz: “Não há substituto para o conforto de saber que temos alguém com quem podemos contar inteiramente.” Eu acredito que isso seja uma verdade na vida de todos os seres humanos.
É necessário ter bons relacio­namentos. Com toda a certeza eu e você sabemos que um bom relacionamento é importante e leva tempo para cultivar. Um relacionamento de amor com Deus é mais importante do que qualquer outro fator em minha vida e na sua vida também.
Uma vez uma pessoa demonstrou interesse em ser minha amiga, mas com toda sin­ceridade eu não tinha qualquer vontade em desenvolver um relacionamento com ela, não tínhamos qualquer coisa em comum.
Essa pessoa começou a insistir, eram e-mails, me cercava constantemente fosse via internet no “messenger” ou de outras formas, ela sempre tinha uma sucessão de perguntas e convites que eu não estava interessada em responder.
Minha vida era muito diferente da dela, o que ela gostava era diferente do que eu gostava e pela insistência eu nem queria pensar em manter um relacionamento com ela. Então um dia recusei um dos seus inúmeros convites dizendo que relacionamentos levam tempo e devem ser cultivados.
A partir passei a ter contatos com ela sem muita insistência e hoje nos conhecemos melhor. No que se refere a Deus a Bíblia diz que Ele quer ter um relacionamento de amor comigo, que Ele toma a iniciativa, em 1João 4.19 diz: “Nós O amamos porque Ele nos amou primeiro”.
Ao contrário da pessoa que eu citei, Ele não insiste, Ele cativa, Ele ama e cria oportunidades e espera com grande expectativa até que eu queira.
Ele está pronto a revelar sua atuação em minha vida e na sua também, basta eu e você busca-lo de todo o nosso coração (Jeremias 29.13 e14).
O conhecimento e o experimentar Deus dependem da minha intimidade com Ele. Na verdade tudo que eu faço e digo expressa se eu amo a Deus ou não. Tenho desco­berto que para que esse relacionamento de amor aconteça é necessário eu mostrar que eu quero.
Sendo assim, creio que eu preciso:
· A cada dia lembrar que Deus quer um relacionamento de amor comigo e que ser amado por Deus é a posição mais elevada na vida.
· Caminhar todos os dias na presença de Deus, fazendo de Deus prioridade na minha vida.
Preciso separar um tempo para conversar com Deus, agra­decer pelo que tem feito, ouvir suas orientações, ler a bíblia.
Neste relacionamento de amor e conhecimento de Deus, lembrar diariamente que Deus me criou para a Eternidade. A vida aqui na terra é uma oportunidade para eu demonstrar o amor de Deus a outras pessoas.
Aceite o convite de Deus e permita que esse relacionamento de amor seja real e ver­dadeiro.
Comece a cultivar este relacionamento ainda hoje.

Devocional 3: Conhecendo Deus e fazendo a Sua vontade
Amor e o Convite de Deus
“Aquele que tem os meus mandamentos e os guarda, esse é o que me ama; e aque­le que me ama será amado de meu Pai, e eu o amarei, e me revelarei a ele.”
João 14.2
Você já pensou na palavra obediência? O que vem a sua mente quando pensa em obediência? Quais sentimentos surgem em seu coração?
Durante muito tempo em minha mente tive uma compreensão errada da palavra obediência, achava que obediência era coisa para pessoas fracas, que não sabiam se impor e por isso precisavam de alguém dizendo o que fazer. Esse era um pensa­mente errado, conseqüentemente toda a minha vida era influenciada por ele, minhas atitudes e meus relacionamentos. Minha vontade tinha sempre que prevalecer. Quanto engano! Quanto sofrimento, dores e mal entendidos! Mas “como todas as coisas cooperam para o bem daqueles que amam a Deus” (Rm 8.28), sou grata a Ele, pois foi assim que entendi que tinha um pensamento equivocado quanto à obe­diência. Tudo porque no fundo do meu coração queria governar a minha vida, queria “brincar” de ser Deus.
Obediência diz respeito a submeter-se a vontade de alguém, ficar sujeito, estar sob autoridade de alguém. No caso de um cristão que já entregou sua vida e sua vontade a Cristo Jesus obediência não significa fraqueza, mas reconhecimento de quem sou, dos meus limites, das minhas possibilidades e de quem é Deus. Isto sig­nifica que na qualidade de ser humano, não preciso e não tenho que saber todas as coisas, tenho apenas que reconhecer que Deus é Deus. Então eu posso parar de tentar controlar tudo em minha vida e ao meu redor e realmente deixar Deus ser Deus.
O resultado de deixar Deus ser Deus é impressionante, Deus além de ter tudo sob controle, Ele se revela a você, Ele permite você conhecer vários aspectos do seu amor e da sua vontade. Ele convida a cada cristão a se juntar onde Ele estáagindo e permite que a boa, perfeita e agradável vontade Dele seja experimentada. Isso é algo real e verdadeiro que Deus quer para cada um de seus filhos. A revela­ção de Deus foi um convite para eu me unir a Ele. Você quer isso em sua vida?
Aproveite esta semana para avaliar como tem sido sua obediência a Deus. Será que você submeteu todos os aspectos do seu viver a vontade de Dele? Deus quer ter um relacionamento de amor com você, Ele já tomou essa iniciativa através de Cristo de Jesus. Ele convida você a ser obediente e a experimentar a vontade de Dele.
Creia em Deus;
Conheça Deus;
Ame a Deus;
Confie em Deus; e
Obedeça a Deus!
A obediência é a expressão externa do meu amor a Deus.
Que sua vida esta semana seja diferente em todos os sentidos! Deus o abençoe.

Devocional 4: Conhecendo Deus e fazendo a Sua vontade

Crise da Fé

“Passado algum tempo, Deus pôs Abraão à prova, dizendo-lhe: "Abraão!”Ele respon­deu: "Eis-me aqui". Então disse Deus: “Tome seu filho, seu único filho, Isaque, a quem você ama, e vá para a região de Moriá”. Sacrifique-o ali como holocausto num dos montes que lhe indicarei". Gn 22.1-2
Você já passou por uma situação parecida com a de Abraão? Deus já pediu que você abrisse mão de algum sonho, ou algo de valor pra você?
Creio que todo cristão passa de tempos em tempos por crises da fé. Onde ele experimenta um encontro com Deus e tem o entendimento que é preciso se posicio­nar em fé diante de Dele, crendo que o Deus que está pedindo algo é suficientemen­te capaz para prover todas as coisas.
Eu já passei por crises da fé, confesso que as minhas experiências iniciais de entrega sempre me causaram certo temor, mas depois da decisão tomada e a com­pleta rendição a Deus, a presença da “paz que excede a todo entendimento” sempre foi algo que marcou meu coração.
Tenho percebido que por causa do livre arbítrio que Deus deu ao ser humano, sempre diante de uma crise da fé, será necessária uma tomada de decisão. Vejo que na verdade o jeito como eu vivo é um testemunho sobre o que eu creio a respei­to de Deus.
Posso compartilhar três verdades que você enfrentará ao passar por um momen­to desses:
· Sua fé será requisitada - “A Fé é a confiança de que o que Deus falou vai acon­tecer” (Hb 11.6)
· Será necessário uma entrega genuína/ sacrifício – “Porque os encontros com Deus são do tamanho Dele!” (Gn 22. 1 e 2)
· Será necessário uma tomada de posição/ ação – “A fé sem ação é morta”. (Tiago 2.26)
Você teve um encontro com Deus? Ele pediu algo pra você? Você está passando por um momento de crise em sua fé?
Convido você a crer no Deus todo Poderoso e você verá o sobrenatural de Deus.
“Israel viu o grande poder do SENHOR contra os egípcios, temeu o SENHOR e pôs nele a sua confiança, como também em Moisés, seu servo.” (Ex 14.31).Está Escrito que o povo VIU, TEMEU E CONFIOU! Da mesma forma hoje você pre­cisa VER, TEMER E CONFIAR que Deus fará!
Deus o abençoe.

Devocional 5: Conhecendo Deus e fazendo a Sua vontade

Experimentando Deus através da Obediência
“Se vocês estiverem dispostos a obedecer, comerão os melhores frutos desta terra.”
Isaias 1.19
Você já pensou na palavra disposição? O que será que significa disposição para o­bedecer?
Tenho experimentado em minha vida que a obediência a Deus é algo que apenas eu posso decidir por mim. Uma outra pessoa, por exemplo: minha mãe, meu pai, meus irmãos, ou mesmo qualquer pessoa que demonstre amor por mim, não pode decidir ou ser obediente no meu lugar.
A disposição é uma atitude consciente de abrir mão do meu controle, da minha von­tade pessoal em favor da vontade de outra pessoa. No caso do cristão, esta outra pessoa é o próprio Deus. E essa atitude é sempre pessoal, acontece internamente, onde conscientemente eu me disponho a me submeter à autoridade de Deus.
O texto bíblico diz que aqueles que estão dispostos a obedecer, “comerão os me­lhores frutos desta terra”. Essa verdade me diz que para experimentar o agir de Deus é preciso obedecer. E quando eu obedeço, Deus permitirá que eu o conheça e que eu experimente Dele. Quando eu me recuso a obedecer, estou dizendo que não amo a Deus e revelo o coração obstinado e rebelde que tenho.
A Rebeldia é uma forma de brincar de ser Deus em minha própria vida, é uma ma­neira de ser auto-suficiente e dizer que eu não preciso de Deus. Isso é muito ruim e frustrante, mas creio que todo cristão passa por momentos onde ele é levado a to­mar posturas, ou seja, é preciso tomar decisões conscientes de se dispor a obede­cer a si mesmo ou ao Deus, Todo Poderoso.
O meu ego é sempre o que impede a minha obediência, por isso é necessário abrir mão do controle e me colocar a disposição da vontade de Deus. Li a seguinte frase de Jonh Baker: “Disposição é a chave que encaixa na fechadura e abre a porta permitindo que Deus aja em minha vida.” Que verdade! Mesmo que eu não enten­da o “porque”, ao colocar a minha vida e minha vontade a disposição de Deus, Ele é capaz de mudar o que for preciso em minha vida e a conseqüência dessa atitude positiva é receber das mãos de Deus “os melhores frutos”, eu posso entender co­mo melhores frutos são:

· Prosperidade em Deus
· Livramento em todo o tempo
· Proteção constante
· Discernimento

“Os melhores frutos” virão após a obediência. Que haja disposição em seu coração para obedecer a Deus hoje e durante toda à sua semana. Deus o abençoe e o forta­leça.

Devocional 6: Conhecendo Deus e fazendo a Sua vontade

A vontade de Deus e a Igreja
“Assim nós, embora muitos, somos um só corpo em Cristo e individualmente mem­bros uns dos outros.” Romanos 12.5
“Ser é mais importante do que fazer.”
O que você pensa dessa afirmação que Henry Blackaby faz?
Tenho pensado muito nisso nos últimos anos. Tenho percebido que isso é uma ver­dade e faz muito sentindo.
Quando eu sou alguma coisa, naturalmente minhas ações irão expressar o que sou. Eu posso até tentar enganar durante um tempo, porém mais cedo ou mais tarde o meu verdadeiro “eu” sempre irá aparecer. Minhas ações sempre revelarão quem eu sou.
A vontade de Deus para a sua Igreja é que sejamos “um só corpo em Cristo”, an­tes de tentar fazer coisas para o Reino de Deus, é preciso a consciência que “somos corpo e membros uns dos outros”.
Eu aprendi desde pequena que aIgreja é cada um de nós, sendo assim, eu sou Igreja e vontade de Deus para mim é que eu seja um só corpo em Cristo e se assim for, naturalmente o que eu fizer reve­lará isso.
Ao olhar para o Novo Testamento é claro que os anseios de Deus para a sua Igreja são, que ela seja limpa e pura, que não haja divisão, mas sim unidade; que a ex­pressão do amor da igreja revele a pessoa do Seu Filho, Cristo Jesus.
Deus busca um relacionamento de amor com sua igreja, Ele quer intimidade e total dependência a Dele, Ele permite ajustes e crises de fé ao longo da caminhada e Ele quer obediência. E Ele colocou Seu Filho como O cabeça da Igreja.
Conhecer a Deus e fazer a sua vontade é possível a mim e a você, que em sua vida e na minha haja diariamente a disposição para a submissão ao Senhorio de Cristo Jesus. Que haja diariamente o reconhecimento de que eu sou a filha amada de Deus, que você é o filho amado de Deus, que toda a nossa identidade seja encontra­da em Jesus.
E assim o amor de Jesus emane de mim e de você e que o mundo saiba quem é Jesus.
Tenha uma semana abençoada, lembrando que “Ser é mais importante do que fazer.”

Deus o abençoe.
Base Discipulado.

PRIMEIRA IGREJA BATISTA EM SÃO JOSÉ DOS CAMPOS
Av. Engº Francisco José Longo, 1595—Vl. BetâniaSão José dos Campos—SP—CEP 12245-001Fone (12) 4009-4300
www. pibsjcampos.org.br

2 comentários:

Regiane disse...

Su muito obrigada por compatilhar conosco esses devocionais tão maravilhosos!Vai lá visitar meu blog,já estava com muita saudade .Beijos e um bom feriado

Regiane disse...

Oi Su o lay do Blog das meninas eu ganhei numa prmomação que teve no blog da Ana Laura para o dia das crianças e quem fez foi a Sela.Elas esão entre os meus amigos no meu blog.Agora no vida, graça e saúde eu já tenho a minha personl blog style que é voce meu anjo e eu acho ele lindorsrsrMuitos Beijos.